O grupo focal da capacitação são os técnicos que atuam com a plataforma TransfereGov. O curso terá duração de cinco dias

Em parceria com a Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Esasp/Cetam), a Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi) , realizam curso de capacitação destinado a todos os servidores do estado que atuam com a ferramenta TransfereGov do Governo Federal.

A iniciativa da Serfi tem a finalidade de alcançar todos os servidores públicos do Estado que operam a plataforma TransfereGov. Realizada no Instituto Benjamim Constant, das 14:00 às 18:00, a capacitação teve início na tarde desta segunda-feira (11) e se estenderá até o dia (15), na modalidade presencial.

O treinamento promovido pela Serfi faz parte de um cronograma de atividades da “Rede de Parcerias TransfereGov”, com foco na aprendizagem e aperfeiçoamento dos técnicos. As próximas pastas do Governo a serem contempladas são: a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEDURB/UGPE) e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AM).

A formação é ministrada pelo professor e assessor André Guimarães da Serfi, especialista em treinamentos voltados para o setor o público, como a Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. Guimarães também é membro e multiplicador da Rede de Parcerias do Amazonas.

Está no cronograma de atividades ao longo dos cinco dias de treinamento, o módulo “A“ – Atos Preparatórios – referente aos procedimentos adotados para que o Estado do Amazonas, por meio de suas secretarias, consiga identificar e acessar os recursos disponibilizados pelo “TransfereGov”, através de programas do Governo Federal.

De acordo com o assessor, a abordagem dos atos preparatórios é importante, pois, o Estado amplia suas possibilidades de captação de recursos.

“Desafoga o orçamento podendo dar atenção as áreas prioritárias da gestão estadual, enquanto capta recursos para as outras áreas de atuação por meio de suas secretarias. São esses técnicos que estão aprendendo o Módulo “A” que serão capazes de levar para seus órgãos a possibilidade de elaborar projetos, apresentar e inserir propostas com fins de captar recursos para aplicação de políticas públicas no Estado do Amazonas”, explica Guimarães.

Texto: Gilvanete Costa/Serfi

Fotos: Gabriel Retondano/ Sead