Serfi ministra curso de formação para elaboração de projetos e captação de recursos do governo federal para técnicos da Ciama

A Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi) realiza nesta sexta-feira (11/08) último dia de curso de formação para a elaboração de projetos e captação de recursos do Governo Federal, para técnicos da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama). As atividades iniciaram segunda-feira (07/08) e se encerram nesta sexta-feira.

A iniciativa da Serfi tem por objetivo proporcionar aos servidores da Ciama a ampliação de conhecimentos e aprimorar as habilidades dos profissionais relacionadas ao desenvolvimento de projetos, para a captação de recursos do Governo Federal. 


A secretária da Serfi, Inês Carolina Simonetti, ressaltou que ao final da jornada de aprendizados os servidores serão multiplicadores do saber nas regiões interioranas do Amazonas, no que diz respeito a operacionalização das transferências de recursos da União. 


“ O curso tem a finalidade de elevar as competências técnicas dos servidores da Ciama para o desenvolvimento de projetos de alta qualidade. Os técnicos da companhia serão, a partir da formação, o principal elo de disseminação das informações da utilização do “Transferegov” nos interiores do nosso Estado”.

Dividida em módulos, a “Transferegov” é uma plataforma unificada que reúne uma série de informações e dados detalhados sobre os entes federativos e municípios, e é o meio em que os estados e municípios utilizam para pleitear recursos do Governo Federal online, oferecendo de praticidade e transparência, sem que haja a necessidade de deslocamento dos gestores para Brasília ao solicitar recursos da União, por exemplo. 

A formação é ministrada pelo professor André Guimarães, da Serfi, especialista em treinamentos voltados para o setor público, como a Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. Guimarães também é membro e multiplicador da Rede de Parcerias no Amazonas. 


De acordo com o educador,  “a capacitação é importante, pois, permite que a própria Ciama realize a captação de recursos para projetos próprios, e os técnicos participantes conheçam o que existe de mais moderno em termos de ferramenta de gestão no governo federal que é a plataforma digital “TransfereGov”, coordenada hoje no Amazonas pela SERFI”, explicou. 

Principais tópicos abordados no curso 


Estiveram no cronograma de atividades ao longo dos cinco dias de formação, temas fundamentais relacionados ao pleito de recursos como: os fundamentos da elaboração e viabilidade de projetos; operacionalização da ferramenta “TransfereGov”; conceitos referentes as transferências de recursos da União para os estados, municípios e Organizações da sociedade civil através de convênios; contratos de repasse e termos de colaboração; parceria e fomento; noções de orçamento público; elaboração de projetos de emendas parlamentares.