SERFI discute Fórum Regional em Manaus com representantes do Ministério de Gestão e Inovação

Na tarde desta terça-feira (14/3), a secretária de Estado, Inês Carolina Simonetti, e o secretário executivo da Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (SERFI), Cláudio Muniz Pagano, se reuniram com a diretora do Departamento de Transferências e Parcerias da União (DTP), Regina Lemos, para alinhar os próximos eventos realizados em parceria entre os dois órgãos. O encontro aconteceu na sede do Ministério de Gestão e Inovação, em Brasília.

Em maio, o Estado do Amazonas vai realizar o 20º Fórum Regional da Rede +Brasil, com apoio e suporte do DTP, e este foi o principal assunto em pauta. O evento tem como objetivo debater questões relevantes para a gestão pública, promover a troca de experiências entre os gestores e disseminar as boas práticas adotadas em todo o país.

Com a participação da coordenadora geral de governança colaborativa e gestão do conhecimento, Tâmara da Conceição Carvalho de Castro, da gerente de projetos do DTP, Lidiana Gonçalves Basílio e do membro do Núcleo de Captação de Recursos da SERFI, Danilo Almeida, a reunião tratou ainda da captação de pessoas e recursos para o projeto de multiplicadores da Rede +Brasil – iniciativa do governo Federal que busca modernizar a gestão pública por meio da adoção de boas práticas e tecnologias inovadoras.

A Rede +Brasil tem como objetivo promover a eficiência e a transparência na gestão pública, além de estimular a participação da sociedade na tomada de decisões. Para isso, é fundamental que haja multiplicadores capacitados em todo o país, capazes de disseminar essas boas práticas e incentivar a adesão das instituições.

“Realizamos uma reunião produtiva com representantes importantes do Estado do Amazonas e do Ministério da Gestão e Inovação. Discutimos sobre os próximos eventos da Rede +Brasil, a capacitação de multiplicadores e a realização do fórum regional em Manaus. Foi uma oportunidade única para aproximar o Estado e o governo Federal. Juntos, podemos avançar na gestão colaborativa e no compartilhamento de conhecimento”, afirmou o secretário executivo, Cláudio Muniz Pagano.

Por fim, a reunião também foi um momento de aproximação entre o Estado e o governo federal. “Essa parceria e proximidade são muito importantes. Muitas vezes, o governo federal tem programas e projetos, mas órgão setoriais não conseguem acesso rápido nem para os estados nem para os municípios. A construção dessa relação faz com que os representantes dos Estados saibam o que a gente pode oferecer, dentro daquilo que eles estão buscando para as suas regiões”, declarou Regina Regina Lemos.