Secretária faz visita técnica ao diplomata Rómulo Acurio, embaixador do Peru

Os problemas em comum entre o país sul-americano e o Amazonas foram os destaques da reunião

Crédito: Jéssica Andrade/SERFI

A titular da Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (SERFI), Inês Carolina Simonetti, realizou uma visita técnica à Embaixada do Peru, na manhã desta sexta-feira (3/3), e foi recebida pelo embaixador Rómulo Acurio.

O encontro contou ainda com a participação do encarregado de interações fronteiriças da embaixada, Luis Luna, e o assessor de relações internacionais da SERFI, Bruno Macêdo. A reunião teve como objetivo estreitar os laços entre o governo do Amazonas e o país sul-americano e debater assuntos de interesse comum entre os vizinhos fronteiriços.

“Para nós, é muito importante manter uma boa relação com todos os países vizinhos, mas especialmente com os que formam a fronteira tríplice. É muito importante estreitar esses laços e ver como esses países, que tem tantas causas em comum, podem se ajudar”, afirmou a secretária.  

Crédito: Jéssica Andrade/SERFI

Os problemas em comum entre o país sul-americano e o Amazonas foram os destaques da reunião, como as pautas ambientais, as questões indígenas e de direitos humanos, a saúde no pós pandemia e, principalmente, a segurança pública nas fronteiras entre os países. 

A fronteira do Brasil com o Peru tem extensão de 2.995,3 km, dos quais 2.003,1 km são por rios e canais, 283,5 km por linhas convencionais e 708,7 km por divisor de águas. O embaixador destacou que o Rio Amazonas – o mais extenso do mundo – que nasce no Peru e atravessa a floresta amazônica, embora tenha um importância econômica mínima, tem potencial tornar um importantíssimo eixo comercial entre ambos os países e expressou o desejo de colocar este assunto em pauta com o governador, Wilson Lima.. 

Em relação ao tema das fronteiras, o embaixador Rómulo Acurio informou que tem como prioridade estabelecer, ainda neste ano, um grupo de trabalho para facilitar o comércio e a infraestrutura a níveis federativos. Além disso, a delegação vai instaurar grupos de fronteiras, que incluirão os estados brasileiros ao sul e ao norte dos limites entre os países, como o Amazonas. 

Por fim, a secretária Inês Carolina Simonetti presenteou o embaixador Acurio recebeu com o livro Teatro do Amazonas – História e Arte. Símbolo arquitetônico de Manaus, o Teatro Amazonas, foi destaque na pesquisa online do site Angi, publicada em janeiro deste ano, que apontou o monumento histórico como “o mais bonito do Brasil”.