Secretária e governador participam da posse do presidente do Ibama, Ricardo Agostinho

Carolina Simonetti e Wilson Lima também participaram da inauguração do Prevfogo. Os eventos marcam os 34 anos do IBAMA

Crédito: Diego Peres/ Governo do Amazonas

A secretária de Estado Inês Carolina Simonetti e o governador do Amazonas, Wilson Lima, participaram da cerimônia de posse do novo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Rodrigo Agostinho, na tarde desta terça-feira (28/2), em Brasília.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e o secretário de meio ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, também estiveram presentes na cerimônia. Os eventos fazem parte das comemorações de 34 anos do IBAMA.

Na ocasião, foi inaugurada ainda a Central de Logística e Apoio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios (PrevFogo). Considerado um marco na estruturação da política de incêndios florestais do país.

A secretária Carolina Simonetti destacou a importância do trabalho conjunto entre o Estado e o governo federal para o avanço nas questões ambientais. “O Amazonas é o maior em dimensões florestais do mundo. Por isso, é de suma importância que haja esse alinhamento entre o governo do Estado, órgãos como o IBAMA, Ministério do Meio Ambiente e BNDES para atuarmos juntos no combate às queimadas e ao desmatamento”

Ao presidente do IBAMA, o governador do Amazonas, Wilson Lima, ressaltou a importância do diálogo em busca de um alinhamento sobre a repavimentação da BR-319, que é fundamental para o desenvolvimento social da região e também para facilitar o combate aos crimes ambientais.

O governador entregou, para Marina Silva e Agostinho, uma cartilha com as estratégias desenvolvidas pelo Estado para a implementação do Plano de Ação de Manaus, o Manaus Action Plan (MAP). O documento norteia as ações da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), que reúne 43 estados e províncias de dez diferentes países. Juntos, eles detêm cerca de um terço das florestas tropicais do mundo.

Novo Presidente
Rodrigo Agostinho tem 45 anos, é biólogo, ambientalista e advogado. Foi deputado federal pelo estado de São Paulo entre 2019 e janeiro de 2023.Ingressou no IBAMA na década de 90, como estagiário. Ele retorna agora com a missão de dirigir uma das principais instituições de proteção ao meio ambiente no país.

Durante o discurso de posse, Agostinho afirmou que o Instituto terá um aumento de 18% no orçamento para contratar cerca de 2 mil brigadistas, que, segundo ele, devem começar a trabalhar já no próximo mês. Ele afirmou ainda que a estrutura do órgão é muito menos do que a necessária.

“O Ibama vai voltar a ser um órgão forte. Temos um bom diagnóstico, temos servidores dedicados. Vamos enfrentar os desafios que estão aí. O tema dos incêndios florestais, a gente sabe que os incêndios serão cada vez piores. Não sei se reduz o desmatamento no primeiro trimestre, mas estamos perseguindo o caminho certo de valorizar a natureza e os nossos ativos”, prometeu Agostinho.