Governador Wilson Lima empossa novos secretários de Estado

O governador do Amazonas, Wilson Lima, empossou, na manhã desta quarta-feira (02/01), parte do novo secretariado que vai compor o governo, nos próximos quatro anos. Vinte e seis secretários, incluindo os integrantes da cúpula da segurança pública estadual e o secretário de estado da saúde, vice-governador Carlos Almeida, assinaram o termo de posse no auditório da Sede do Governo, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus.

“Estou aqui convocando e nomeando vocês porque acredito na capacidade e no comprometimento de cada um. Os próximos dias não serão fáceis. Esse é o maior desafio da minha vida e eu quero que vocês me ajudem nessa jornada. Vou cobrar de vocês, assim como a população vai cobrar”, frisou o governador, ao discursar para os secretários, depois da assinatura do termo de posse.

Ao agradecer o secretariado, Wilson Lima ressaltou a importância do trabalho a ser realizado, à frente de cada pasta. “Secretários, muito obrigado por aceitarem o desafio. As decisões que tomarmos a partir de agora são fundamentais, porque podem decidir se alguém vive ou se alguém morre. Uma falha no sistema prisional pode representar a morte de alguém. Uma falha no sistema de segurança pode tirar a vida de um pai de família, de um trabalhador, de um estudante. Se não houver leitos para situações urgentes, alguém morre. É por isso que a gente precisa estar nesse projeto de corpo e alma”, destacou o governador.

Nomeado para a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) Luiz Castro esteve presente na cerimônia, mas será empossado em outro momento, após concluir compromissos pendentes na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), onde cumpriu mandato de deputado estadual.

Prioridade – A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) será comandada pelo vice-governador Carlos Almeida, que reforçou que as melhorias no sistema público de saúde são prioridade do governo Wilson Lima. “Cada um de nós (secretários de estado) tem uma enorme responsabilidade. Todas as pastas são essenciais e devem funcionar de forma harmônica e integrada, para que o objetivo principal de prestar atendimento ao cidadão seja alcançado. Em específico na saúde, recai uma gigantesca responsabilidade sobre os nossos ombros e é nossa obrigação promover melhorias”, pontuou Almeida.

Segurança pública – De acordo com o coronel Louismar Bonates, que assume a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), os trabalhos serão voltados para a redução dos índices de criminalidade e para o aumento da sensação de segurança da população. “Os meios de trabalho serão os mesmos, mas nós vamos procurar otimizar esses meios motivando os policias e aumentando o contingente nas ruas”.

O secretário acrescentou que o programa GuardiAM, desenvolvido pela consultoria norte-americana Giuliani Security & Safety (GSS) iniciado no governo Amazonino Mendes, terá continuidade. “Nós não podemos dispensar esse trabalho que está sendo feito pelo Giuliani. É um trabalho sério e nós não podemos ser irresponsáveis de abandoná-lo. Nós vamos buscar, inclusive, recursos internacionais por meio do programa para trazer equipamentos e treinamentos para as nossas forças de segurança”, informou Bonates.

Trabalho intenso – O novo titular da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Alex Del Giglio antecipou que o maior desafio será equilibrar as contas do estado. “Todos sabem que a situação fiscal do Amazonas não é das melhores, vai ser uma tarefa bastante difícil e a ideia é fazer um plano de austeridade onde todos os secretários vão reavaliar todos os contratos e verificar as prioridades para que nós possamos colocar as contas em dia”.

Para Eduardo Taveira, que comandará a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) o foco do trabalho à frente da pasta deve ser a economia sustentável. “A intenção é fazer com que a floresta seja um grande ativo econômico, social e ambiental para o Amazonas, pois somos o estado que tem a maior quantidade de floresta preservada do Estado. O papal da floresta é importante, também, para a geração de novas matrizes econômicas e nós vamos trabalhar para desenvolver esse aspecto como outro grande diferencial”, reforçou.

Na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Viviane Lago, secretária empossada, buscará a ampliação da assistência à pessoa com deficiência em áreas críticas, como a educação. “O segmento está muito desassistido. Uma das questões que precisamos resolver é a educação. Hoje nós temos pessoas com deficiência que estão fora da sala de aula, temos a lei que precisa ser cumprida, mas nós não temos nenhuma estrutura de educação inclusiva”, disse a secretária, ao afirmar que já está buscando estabelecer parceria com a Seduc para a capacitação de profissionais.

Confira a lista dos secretários empossados:

ADRIANO MENDONÇA PONTE

SECRETÁRIO DE ESTADO DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E REPRESENTAÇÃO DO AMAZONAS EM BRASÍLIA

CARLOS ALBERTO SOUZA DE ALMEIDA FILHO

SECRETÁRIO DE ESTADO DE SAÚDE

LEANDRO SOUZA BENEVIDES

SECRETÁRIO DE ESTADO CHEFE DA CASA CIVIL

LÚCIA CARLA GAMA RODRIGUES

SECRETÁRIA DE ESTADO CHEFE DO GABINETE PESSOAL DO GOVERNADOR

CEL. QOPM FABIANO MACHADO BÓ

SECRETÁRIO DE ESTADO CHEFE DA CASA MILITAR

ALBERTO BEZERRA DE MELO