Em Brasília, a Secretária da Serfi, Inês Carolina Simonetti, compôs a delegação do governador do Amazonas, Wilson Lima, em encontro organizado pela Anatel

O governador do Departamento do Amazonas na Colômbia; o Embaixador da República da Colômbia e Ministério das Comunicações também estiveram presentes

Secretária de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Inês Carolina Simonetti, compôs a delegação do governador do Amazonas, Wilson Lima, nesta quinta-feira (17/08) em agendas realizadas em Brasília (DF).

O encontro foi organizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e contou com a participação do governador do Departamento do Amazonas na Colômbia, Jesus Galdino Cedeno. Estiveram presentes também representantes o embaixador da Colômbia no Brasil, Guillermo Rivera

A pauta da reunião girou em torno de dois temas: o “Norte Conectado” e o “Amazônia Integrada”, dois programas fundamentais para os dois países vizinhos.

Ao longo da discussão, foi apresentado um panorama geral relativo à cobertura do edital referente ao 5G, comandado pela autarquia de telecomunicações; a viabilidade de interconexão, através das infovias que estão sendo implementadas pelo Programa Amazônia Integrada e Sustentável (Pais) na cidade de Tabatinga ( a1.108 quilômetros de Manaus) e Letícia – cidade colombiana.

De acordo com Wilson Lima, ” a melhoria nos serviços de comunicação na região de Alto Solimões trará grandes avanços para o Amazonas. De nossa parte, seguimos trabalhando para levar internet de qualidade a todos os municípios”,

A Dra. Inês ressaltou a importância da reunião e também a parceria bilateral que o Estado do Amazonas mantém com a Colômbia na busca de soluções eficazes para as duas nações, e como a conectividade através do desenvolvimento tecnológico pode impulsionar as áreas sociais, econômicas, de saúde, educação e sustentabilidade.

“Para implementação bem sucedida desses programas, o Governo do Amazonas, liderado pelo Wilson Lima, está sempre buscando a colaboração e cooperação bilaterais entre o Governo Federal e também de outros países. Isso demonstra o comprometimento do governo do Estado na busca de soluções para nossa região”, explicou Simonetti.

Fotos: Diego Peres/Secom