Diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento visita sede da SERFI, em Brasília

Jessen Peixoto/Reprodução

Secretaria vai atuar no suporte logístico e de captação de recursos para fomentar o esporte amazonense

A secretária da SERFI, Inês Carolina Simonetti, se reuniu na manhã desta quarta-feira (15/2) com o titular da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), Jorge Oliveira, para discutir o fortalecimento do esporte de base, de alto rendimento e olímpico do Estado.

O encontro aconteceu na sede da secretaria, em Brasília, e contou ainda com a presença do vice-presidente da FAAR, Adson Garcia; do coordenador do Projeto Pelci e campeão olímpico de atletismo, Sandro Viana; e do Professor Valber, Pró Reitor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). 

Jorge apresentou à secretária a nova edição da Revista FAAR, com notícias e  informações sobre os principais programas da Fundação, como o +RespirAR e o Pelci, que levam qualidade de vida para a população amazonense. 

“A revista traz um breve resumo sobre a história da FAAR e sobre a resolução que instituiu a Fundação e nos deu mobilidade financeira e econômica para que a gente pudesse fazer um trabalho da base até o alto rendimento no esporte, o que nos trouxe muitos resultados em todas as áreas desportivas”, disse Oliveira. 

O secretário pontuou ainda que o Pelci, programa de iniciação que oferece aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas, atende, atualmente, mais de 10 mil jovens e adolescentes. “Dentre esses atletas, trinta se enquadram nos critérios nacionais e internacionais para participarem do projeto ‘Amazonas nas Olimpíadas de Paris’, que será lançado pelo governador, e vai oferecer todo o suporte para os representantes das olímpiadas”, destacou.

Já o +RespirAR beneficiou mais de 125 mil pacientes com sequelas da Covid-19. Segundo Oliveira, o projeto foi visitado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e se tornou referência na combinação entre esporte e saúde. “O governador tomou a sábia decisão de investir no esporte. Com tudo isso que trabalhamos, estamos mostrando que investir no esporte é economizar na saúde, fortalecer a educação e, principalmente, investir na segurança publica”, sustentou Jorge Oliveira.  

Parceria

Para incentivar os programas desenvolvidos pela FAAR e incentivar o desporto no estado, a Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (SERFI) vai atuar junto à Fundação oferecendo apoio e interlocução com órgãos públicos e privados no que diz respeito à captação de recursos. 

Além disso, a secretária Ines Carolina Simonetti reforçou que todo o suporte logístico e toda e equipe técnica da SERFI está à disposição da FAAR para contribuir com o que for necessário para a realização dos trabalhos em prol do esporte no Estado. 

“Tenho certeza de que investir no esporte como política pública, seja de base, alto rendimento ou olímpico, é uma das melhores estratégias para ajudar o Amazonas e o Brasil a reduzirem as desigualdades sociais, melhorar a saúde e a segurança. É assim que fazemos do mundo um lugar melhor”, finalizou a secretária.