A titular da SERFI, Inês Carolina Simonetti, integra comitiva do Governador do Amazonas, Wilson Lima, em diversas agendas, em Brasília (DF)

A Secretária da SERFI, Inês Carolina Simonetti, acompanhou na última quarta-feira (17/05) a comitiva do governador do Amazonas, Wilson Lima, em várias agendas de compromissos, em Brasília (DF).

O líder Amazonense iniciou a jornada de atividades se reunindo com os Ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com o dos Transportes, Renan Filho, com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, com o da Defesa, José Mucio Monteiro, e por fim, com Camilo Santana, Ministro da Educação.

Durante os encontros que duraram todo o dia, foram discutidas pautas de cooperação e ações de interesses do estado como o desenvolvimento regional, infraestrutura rural, pavimentação e obras em rodovias, que é o caso da BR-319 (Amazonas-Rondônia), o chefe do executivo destacou a necessidade da construção de pontes no trecho. A água potável e exploração sustentável das riquezas naturais na região também foram objetos de discussões.

Na reunião com a chefe da pasta da saúde, o governador Wilson Lima debateu questões específicas que tratam da melhoria no atendimento e assistência da população amazonense que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS), e antecipação da imunização da população contra a influenza.

Já nas questões relativas a educação, entrou na pauta de discussão, entre outros temas importantes, a retomada das obras do FNDE paralisadas no estado do Amazonas, além de investimentos que propicie o progresso do estado nesta importante área. Na ocasião, o governador apresentou seu grandioso projeto na área da educação, a Escola Floresta de baixo impacto ambiental.

A previsão é de sejam construídas três unidades na Área de Proteção Ambiental (APA), sendo uma na Caverna do Maroaga, localizada em Presidente Figueiredo; outra na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, em São Sebastião do Uatumã; e na RDS Piagaçu Purus, Beruri.

Para a titular da SERFI, Inês Carolina, as reuniões ministeriais são cruciais para a tomada de decisões de interesses do estado para favorecer a população e, transversalmente a isso, propiciará o desenvolvimento e o progresso do Amazonas.

A finalidade dos encontros é promover o diálogo, estreitar relações entre governo federal e do Amazonas e buscar avanços em áreas fundamentais para o estado.