Adriano Mendonça Ponte

Adriano Mendonça, Gestor Público, Doutorando em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável -CDS (UNB), Mestre em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), Pós-Graduado-MBA em Governança Pública e Gestão Administrativa pela Escola de Contas TCE-AM/FAEL. Graduado em Direito e Gestão Pública pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

Atualmente é Secretário de Estado do Amazonas na Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais – SERFI; Delegado do estado do Amazonas no GCF Task Force; Membro do Conselho de Administração da Companhia Amazonense de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos – CADA e da Agência de Fomento do Estado do Amazonas – AFEAM; Coordenador da rede + Brasil (SICONV) pelo Estado do Amazonas, efetuando a promoção do relacionamento institucional na interlocução com os órgãos federais e instituições multilaterais. Atua na articulação e cooperação entre o estado do Amazonas e organismos internacionais na captação de recursos (no ano de 2021 através de captações estruturadas internacionais captou cerca R$ 2,3 bilhões em recursos) para execução de programas e políticas públicas estaduais, consulados e organismos internacionais (BID, BIRD, ADF, ONU, PNUD) , buscando a eficiência na administração pública por meio de ações efetivas.

Proveniente do mercado financeiro iniciou sua trajetória na gerência de instituições financeiras como UNIBANCO, SANTANDER, CITIBANK e BNP PARIBAS (BGN).

Empreendedor abriu empresa no ramo financeiro dando consultoria e atuando como correspondente bancário, onde representou vários bancos junto ao Executivo, Judiciário e Legislativo.

Ingressou no quadro de servidores da Secretaria de Relações Institucionais (SERINS) em maio de 2010, como assessor, onde ascendeu profissionalmente aos cargos de chefe do Departamento Administrativo Financeiro, Secretário Executivo Adjunto até chegar a Titular da Pasta.

Como gestor, implantou os sistemas na área de planejamento estratégico, gestão de projetos, administração de orçamento, negociação de contrato e fornecedores.

Atua no controle das despesas e no cumprimento da missão governamental. É reconhecido pelo seu perfil técnico e por sua conduta ética e comprometida no desempenho de suas funções. Além de ser conhecido em sua Gestão por operar com absoluto foco no resultado, busca primordialmente a eficiência na administração pública através de ações objetivas, isto é evidenciado na matéria do BNC (2020) onde o Amazonas saltou de 19º para o 8º lugar em ranking de eficiência na gestão pública, na nova edição do Ranking de Competitividade dos Estados, onde esse desempenho é medido por índices como o de oferta de serviços digitais e de transparência.