A Instituição
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Saiba mais sobre a secretaria, conheça a história da Secretaria, sua estratégia, missão e visão. Veja também as principais operações e informações sobre a força de trabalho.
A INSTITUIÇÃO
A Secretaria de Relações Federativas e Internacionais – SERFI, com sede em Brasília, criada por meio da Lei Delegada nº 122, de 15 de outubro de 2019, que dispõe sobre a organização administrativa do Poder Executivo Estadual, e que extinguiu a Secretaria de Relações Institucionais -SERINS.
A SERFI é um órgão integrante da Administração Direta do Poder Executivo do Governo do Estado do Amazonas, que tem por finalidade prestar assistência direta e assessoramento superior ao Governador do Estado, com estrutura governamental composta por um Secretário de Estado, dois Secretários Executivos e um Secretário Executivo Adjunto;
MISSÃO
A SERFI tem como missão, realizar a interlocução entre os Entes Federativos, Órgãos do Governo e Organismos Públicos e Privados, Nacionais e Internacionais, visando à captação de recursos para custear as ações do Estado com vistas ao desenvolvimento econômico e social do Amazonas.
Para isso, incluindo-se as orientações técnicas aos órgãos da Administração Estadual, na elaboração de projetos, que visem à captação de recurso e/ou, a celebração de acordos de cooperação técnica, necessários à sua implementação.
Além disso, a SERFI realiza supervisão e acompanhamento dos acordos celebrados até a sua efetiva prestação de contas, bem como, o assessoramento material e logístico aos servidores do Estado, em missão de interesse dos órgãos da administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual.
VALORES INSTITUCIONAIS
- Comprometimento;
- Ética;
- Inovação;
- Excelência;
- Respeito;
- Responsabilidade.
VISÃO DE FUTURO
“Ser o espaço da gestão pública competente e comprometida com fomento e crescimento das ações governamentais, visando o crescimento econômico e social do Estado do Amazonas.”
OBJETIVOS
- Realizar a interlocução e a consequente representatividade do Estado com o Governo Federal e organismos públicos e privados, nacionais e internacionais, com vistas à captação de recursos e à realização de acordos de cooperação de interesse do Estado do Amazonas;
- Prestar assistência direta e assessoramento ao Governador do Estado;
- Encaminhar e acompanhar os projetos dos integrantes da Administração Direta e Indireta dos diversos órgãos, até sua efetiva prestação de contas;
- Encaminhar e Acompanhar as prestações de contas dos órgãos estaduais resultantes de parcerias e ajustes, até seu arquivamento;
- Manter o Gabinete do Governador permanentemente inteirado da tramitação dos pleitos junto aos órgãos, através de relatórios gerenciais ou quando solicitado;
- Estabelecer a interação permanente com as Secretarias de Estado e demais órgãos do Poder Executivo, voltada para a orientação na elaboração de projetos e a informação de fontes potenciais de captação de recursos;
- Gerir as áreas operacionais sob suas responsabilidades;
- Assegurar padrões satisfatórios de desempenho em suas áreas de atuação.