A Instituição

Mais do que atender às exigências legais, publicar essas informações é uma atitude transparente que adotamos seguindo nossos princípios de governança corporativa.

Saiba mais sobre a secretaria, conheça a história da Secretaria, sua estratégia, missão e visão. Veja também as principais operações e informações sobre a força de trabalho.

A INSTITUIÇÃO

A Secretaria de Relações Federativas e Internacionais – SERFI, com sede em Brasília, criada por meio da Lei Delegada nº 122, de 15 de outubro de 2019, que dispõe sobre a organização administrativa do Poder Executivo Estadual, e que extinguiu a  Secretaria de Relações Institucionais -SERINS.

A SERFI é um órgão integrante da Administração Direta do Poder Executivo do Governo do Estado do Amazonas, que tem por finalidade prestar assistência direta e assessoramento superior ao Governador do Estado, com estrutura governamental composta por um Secretário de Estado, dois Secretários Executivos e um Secretário Executivo Adjunto;

MISSÃO

A SERFI tem como missão, realizar a interlocução entre os Entes Federativos, Órgãos do Governo e Organismos Públicos e Privados, Nacionais e Internacionais, visando à captação de recursos para custear as ações do Estado com vistas ao desenvolvimento econômico e social do Amazonas.

Para isso, incluindo-se as orientações técnicas aos órgãos da Administração Estadual, na elaboração de projetos, que visem à captação de recurso e/ou, a celebração de acordos de cooperação técnica, necessários à sua implementação.

Além disso, a SERFI realiza supervisão e acompanhamento dos acordos celebrados até a sua efetiva prestação de contas, bem como, o assessoramento material e logístico aos servidores do Estado, em missão de interesse dos órgãos da administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual.

VALORES INSTITUCIONAIS
  • Comprometimento;
  • Ética;
  • Inovação;
  • Excelência;
  • Respeito;
  • Responsabilidade.
VISÃO DE FUTURO

“Ser o espaço da gestão pública competente e comprometida com fomento e crescimento das ações governamentais, visando o crescimento econômico e social do Estado do Amazonas.”

OBJETIVOS
  • Realizar a interlocução e a consequente representatividade do Estado com o Governo Federal e organismos públicos e privados, nacionais e internacionais, com vistas à captação de recursos e à realização de acordos de cooperação de interesse do Estado do Amazonas;
  • Prestar assistência direta e assessoramento ao Governador do Estado;
  • Encaminhar e acompanhar os projetos dos integrantes da Administração Direta e Indireta dos diversos órgãos, até sua efetiva prestação de contas;
  • Encaminhar e Acompanhar as prestações de contas dos órgãos estaduais resultantes de parcerias e ajustes, até seu arquivamento;
  • Manter o Gabinete do Governador permanentemente inteirado da tramitação dos pleitos junto aos órgãos, através de relatórios gerenciais ou quando solicitado;
  • Estabelecer a interação permanente com as Secretarias de Estado e demais órgãos do Poder Executivo, voltada para a orientação na elaboração de projetos e a informação de fontes potenciais de captação de recursos;
  • Gerir as áreas operacionais sob suas responsabilidades;
  • Assegurar padrões satisfatórios de desempenho em suas áreas de atuação.